Roteiro Monte Verde (MG): viagem de casal para 2 dias 3


Confira as dicas para curtir uma viagem em casal para Monte Verde, em Minas Gerais, local que tem atraído cada vez mais turistas de São Paulo e Minas, pela proximidade e boas atrações

Esse distrito está dentro do município de Camanducaia em Minas Gerais e é pequeno: sua população é pouco mais do que 4 mil habitantes e boa parte de sua arrecadação financeira é baseada no turismo. Alguns a conhecem também como uma “suíça brasileira”, por lá encontramos arquitetura inspirada em casas europeias e muitas famílias de europeus se instalaram por lá há muitos anos atrás, trazendo com eles uma riqueza cultural e gastronomia encantadoras.

O destino é ideal para quem quer se descansar um pouco, mas oferece atividades para diversos perfis e grupos de turistas. Monte Verde em si é bem “rústica”, possui muitas ruas não asfaltadas e a prefeitura ainda não realizou serviços nas regiões hoteleiras (imaginamos que muito se interrompeu pela pandemia), mas é um passeio agradável que pode ser feito a dois, com crianças e até mesmo com pets.

É possível fazer uma viagem estilo “bate e volta” para Monte Verde? Com certeza! Tudo depende do que planeja e do que espera encontrar e fazer por lá, mas recomendamos ao menos um final de semana para que o trajeto (tempo de estrada) seja menos cansativo.

Estivemos por lá começando nossa estadia em um sábado bem cedinho. Saímos de SP às 6h e chegamos um pouco antes das 9h. No portal da cidade havia uma barreira sanitária orientando os turistas e permitindo a entrada daqueles que tinham reservas nos hotéis, aferiram nossa temperatura e reforçaram sobre o uso da máscara. Atualmente já está liberado para quem pretende passar o dia por lá, mas em dezembro de 2020 era diferente. Andamos pelo centrinho em busca de um local para tomar café, um morador nos indicou ir até uma pequena padaria popular. Além dessa padaria, somente vimos a Casa do pão de queijo, então optamos pela padaria.

Café da manhã simples em Monte Verde – Padaria Lua de Mel

Seguimos até o final da rua principal para chegar até essa padaria que se chama “Lua de Mel”: ela é bem simples e o andar superior estava em reforma, mas o local é limpo e os pães são bonitos e apetitosos, o cheirinho de pão assando nos deu uma sensação de conforto. Pedimos dois cappuccinos e dois pães com queijo e ovo, o preço foi bem justo R$ 26 total para duas pessoas.

Quando visitamos um lugar, nossa preferência sempre é provar produtos locais que deixam o gostinho de quero mais em nossa memória, pensando desta forma, estacionamos o carro no final da avenida (é mais barato que no início) e resolvemos fazer tudo a pé, visitarmos lojinha por lojinha e provamos muitos quitutes locais. Não se esqueçam de provar o doce de leite (apenas 8% de açúcar), patê de truta e doce de abóbora em pedaço, pois algumas dessas receitas estão entre as premiadas e sempre estão no páreo mundial de competidores.

Dicas: Algumas pousadas oferecem serviço de buffet de café da manhã a parte para quem quiser aproveitar, porém o serviço estava suspenso por conta da pandemia. Consulte antes de ir. A maioria das lojas começa abrir às 10h, então não espere encontrar nada aberto antes desse horário.

 

Shopping Center Celeiro – Esquilos e pizzaria retrô

Após o café, seguimos para o “Shopping Center Celeiro”, o espaço reúne lojinhas de produtos locais, artesanais e industrializados. Ao final dos lances de escada nos surpreendemos com um espaço parecido com um playground, bom principalmente para quem tem crianças e, para nossa surpresa, vários esquilos subindo, descendo e pulando entre as árvores. Pelo visto, eles também estavam tomando um café da manhã, mas atenção, não ofereça alimentos aos bichinhos e não deixe lixo no local.

 

 

 

Fábrica de Chocolates Gressoney – Monte Verde

As pessoas insistem chamar as lojas de chocolate de fábricas, mas ao meu ver (opinião pessoal viu gente?!), uma fábrica executa todo o processo de fabricação do chocolate desde a torragem até o produto final, mas para quem quer ter uma ideia de como é parte do processo, a loja Gressoney (início da avenida principal) dispõe além de uma excelente estrutura, uma janela de vidro de onde o manuseio do chocolate é feito e pode ser assistido. Quem conhecer outras unidades ou fábrica de chocolates em Monte Verde indiquem aqui para visitarmos.

A loja vende outros produtos que só de olhar enchem a boca de água. Muitos provam a sopa de morango, o marzipan, o chocolate quente e as Prímulas. Dessa vez degustamos a famosa “Prímula” de chocolate ao leite e o chocolate quente. O chocolate quente achamos gostoso e bem cremoso, mas nada muito diferente do que já provamos em outros lugares, já a Prímula, gostamos bastante e concordamos com a maioria das definições de que o sabor está entre um alfajor e um pão de mel.

Lojas de produtos locais, artesanais e premiados de Minas Gerais + Casal do Strudel

Visitamos todas as lojinhas e provamos muitos queijos, geleias, doce de leite mineiro e não conseguimos nem almoçar, ao invés disso, um pouquinho antes de ir para o hotel, resolvemos esperar pela fornada das 13h30 de Strudel, o famoso doce da “Casa do Strudel”.

Apfelstrudel, tradicional da culinária europeia esse doce é feito com massa fininha e crocante (Filo) e leva tradicionalmente o recheio de maçã com canela. Existem muitas adaptações culinárias para essa maravilha, mas escolhemos a versão original para provar. Pedimos o chantilly fresco e sorvete caseiro de iogurte com framboesa para acompanhar. Preço? R$ 32 e serviu bem 2 pessoas.

Jam & Jelly Store – A casa da geleia em Monte Verde

Estávamos em busca de uma geleia mais artesanal, orgânica e caseira para levar para casa. A Edelweiss é a mais famosa da região, mas resolvemos nos aventurar na Jam & Jelly Store e não nos arrependemos. A casa para começar é muito fofa nos detalhes e me lembrou casa de vó com muitas coisinhas de decoração feitas a mão.

Encontramos sabores diferentes e orgânicos de produtos, o mel orgânico por exemplo é super difícil de se encontrar, pois até as flores precisam ser orgânicas para que as abelhas produzam esse tipo de mel. Outros sabores (geleias e chutneys) que nos chamaram a atenção foram: Pêssego e Ameixa, Gengibre, Pimenta Rabanera, Maça com Canela, Cebola Caramelizada com Pimenta, Hibisco e Maracujá.

Comentários

Sobre Daniela Santos Araujo

Meu nome é Daniela - mas a maioria me chama de Dani - sou formada em administração e resolvi encarar o desafio de além de conquistar uma segunda profissão, ser especialista na língua inglesa. Sou apaixonada por livros, séries, filmes e meu hobby é cozinhar. Amo aprender sobre novas culturas e tenho o sonho de viajar pelo mundo, testar receitas de diversos países e juntar tudo o que tiver de experiências para repassar para o maior número de pessoas possíveis. Acredito que tudo o que aprendemos nessa vida não serve de nada se não é compartilhado: conhecimento e cultura são coisas que quanto mais compartilhamos mais recebemos de volta. Por isso, também sou professora bilíngue na educação infantil. Loucura? Um pouco, mas amo tudo o que faço.

Deixe seu comentário

3 pensamentos em “Roteiro Monte Verde (MG): viagem de casal para 2 dias