Brotas (interior de SP): roteiro completo com natureza, aventura e clima de férias   Atualizado!


Viajar não precisa significar ir pra outro país. As vezes aí pertinho de você pode (e deve) existir boas e baratas opções. Pra quem mora em São Paulo, uma cidade no interior do estado atrai quem gosta de natureza e aventura: estamos falando de Brotas. Confira!

A cidade de Brotas fica localizado a 188 km da cidade de São Paulo (cerca de 3h de carro), com boa infraestrutura e clima de férias por todo lado. A cidade possui foco em esportes de aventura, mas oferece boas opções de cachoeiras pra quem quer só curtir a natureza sem se aventurar. Brotas também tem boas opções de restaurantes que oferecem itens produzidos localmente, o que agradou bastante quando provamos. Confira nossas dicas e prepare-se para conhecer, pois vale muito a pena.

 

O QUE FAZER EM BROTAS – PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Brotas é conhecido pelos rios e pela prática de rafting. Há quem diga que “se for a Brotas e não praticar rafting, você não foi a Brotas”. Mas além de rafting, tem muita coisa bacana pra se fazer. A seguir apresento algumas que considera as principais atrações:

  • Rafting: a principal atração. Engana-se quem imagina que é uma atividade perigosa. Risco há como existe em tudo na vida. Mas existem trechos e opções para os menos corajosos,
  • Tirolesa: há várias opções, com tamanhos e estilos. Você pode fazer em dupla, sozinho, deitado, etc. a maior delas tem 1.200 metros de extensão e sobrevoa a 120 metros de altura,

    Tirolesa sozinho, em dupla, sentado ou deitado: você escolhe! São mais de 1.200 metros de distância a 120 metros do chão!

  • Camionismo ou cachoeirismo: descer de rapel por um cânion ou cachoeira é algo que pode ser feito em Brotas. Dica: vale a pena!
  • Voo de balão: não é exatamente em Brotas, mas nas cidades vizinhas e comercializado pelas agências locais,
  • Nadar em cachoeira: quem quer só relaxar e pouca aventura, pode escolher entre as várias opções de cachoeiras da cidade,
  • Museu do Caipira e da Cachaça: não pude visitar pelo curto período que visitei a cidade, mas ouvi alguns turistas recomendando o local,
  • Trilhas: prepare o calçado e curta andar pela floresta com som de cachoeiras ao redor.

Fachada do Brotas Bar.

ONDE COMER EM BROTAS

  • Brotas Bar: prove a coxinha com massa de batata. Para beber sugerimos o chop local aventura ou a caipirinha de banana. Bom lugar para ir à noite.
  • Restaurante do Marcelo: não deixe de provar a Brotas Beer.

 

ONDE SE HOSPEDAR EM BROTAS

Minha sugestão é hospedar-se próximo ao Centro de Brotas, para que tenha boa variedade de locais para comer. O centro de Brotas tem duas ruas principais. Na hora de escolher a hospedagem, prefira opções nessa região. A maioria das opções de hospedagem da cidade são pousadas.

Confira as opções de hotéis e pousadas na região central de Brotas e faça sua reserva clicando aqui.

Confira todas opções de hotéis e pousadas em Brotas e faça sua reserva clicando aqui.

 

HOSPEDAGEM EM BROTAS COM ESTILO

Uma das fazendas de aventura de Brotas oferece opções de hospedagem diferenciadas, que vão de cabanas no estilo acampamento até charmosos chalés de madeira. Mas com pouco perrengue: nas cabanas há frigobar, fogueira em frente e até ar condicionado inteiro. Já nos chalés de madeira você pode escolher entre ficar na banheira com vista para mata ou no deck com visto pro lago. O regime desse local e All-inclusive, com comida de fazenda bem saborosa. Claro, que tudo isso tem um preço… Ficou curioso e quer reservar: confira as opções disponíveis na Pousada VivaBrotas e faça sua reserva clicando aqui.

Há também um hotel fazenda que tem uma piscina com nascente chamada Areia que Canta, com muitas opções de entretenimento. Confira as opções disponíveis e faça sua reserva no Hotel Fazenda Areia que Canta clicando aqui.

PRINCIPAIS AGÊNCIAS DE PASSEIOS DE BROTAS

Há várias opções de agências de turismo em Brotas. As duas maiores e com mais opções de passeio são a EcoAção Brotas e a Território Selvagem Canoar.

 

QUANDO IR A BROTAS – QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR

Brotas está disponível para visitar o ano inteiro. Pra quem curte rafting, geralmente o melhor período é de janeiro a abril, por conta das chuvas.

Por conta das cachoeiras que em sua maioria são frias ou geladas, prefira visitar em épocas de calor para aproveitar mais.

 

COMO IR A BROTAS – MEIOS DE TRANSPORTE

Brotas e uma cidade pra se visitar de carro. Ha pouca opção de transporte coletivo público e muitos passeios vendidas pelas agências não oferecem transporte (você precisará de um carro para se locomover).

QUANTOS DIAS FICAR EM BROTAS

Depende. Se tiver 2 dias (um fim de semana) já irá curtir e relaxar. Se tiver mais dias, acredito que a cidade tenha atrativos para até 5 dias.

 

QUANTO CUSTA VIAJAR A BROTAS

A pergunta de um milhão de dólares com a resposta que todo mundo odeia: depende. De forma geral, é uma viagem batata, comparado a outros destinos. Mas o custo está relacionado a vários fatores que mudam de pessoa pra pessoa:

  • quantos dias irá ficar
  • qual categoria de hotel irá escolher
  • qual estilo de restaurantes irá comer
  • quais e quantas atividades fará
  • entre outros

Como disse, depende. De forma geral é uma viagem barata.

 

DICAS EXTRAS

  • Leve repelente, pois muitos passeios soa no meio da mata,
  • Um GPS irá ajudar a chegar a alguns passeios. Por isso, pensando na hora de voltar, leve um cabo carregador veicular ou então um powerbank para fazer uma carga se preciso,
  • Leve chinelo, toalha e uma troca de roupa fácil no porta mala do carro, pois nunca se sabe quando irá aparecer uma cachoeira… muitos passeios oferecem vestiário para troca de roupa e até ducha.

 

Quando visitar Brotas, deixe seu comentário para sabermos qual dica ou passeio mais gostou!

PLANEJE E RESOLVA SUA VIAGEM ONLINE COM OS MELHORES DESCONTOS

Comentários

Sobre Pedro

Apaixonado viajar e falar sobre viagem. De tanto que gosta do tema, resolvi fazer esse blog para contar sobre as viagens que fiz e as que estou planejando fazer. Fui a mais lugares do que já pensei que pudesse e a menos do que gostaria. Quando mais diferente a cultura, mais interessante fica a viagem. Além de “Disneymaníaco”, gosto especialmente de conhecer as mais diferentes culturas e pessoas.

Deixe seu comentário