O que fazer se minha bagagem for extraviada 4


Viajar é tudo de bom, mas voltar pra casa depois de uma boa viagem é uma sensação ótima também. Isso só não ocorre se sua bagagem for extraviada (ou perdida). Geralmente pesquisamos sobre o destino, mas pouca gente procura se informar sobre o que fazer em caso de bagagem extraviada (ou perdida). Confira aqui nossas recomendações!

O que fazer se minha bagagem for extraviada

Em caso de extravio, dirija-se ao balcão da companhia aérea e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) e, em seguida, registre uma queixa no escritório da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, no aeroporto.

Se você possuir um seguro viagem, contate a sua seguradora imediatamente para que possam auxiliar na localização da sua bagagem e, se necessário, entrar em processo de indenização.

 

O seguro viagem é essencial nesses casos, uma vez que auxilia na segurança do viajante. O serviço também garante o pagamento da indenização, já que o valor pago pela cia. aérea muitas vezes é insatisfatório.

 

Vale destacar que o seguro viagem cobrirá o valor contratado no contrato de seguro. Se por exemplo, em sua viagem você tenha comprado itens muito caros, o seguro cobrirá de acordo com o limite de valor definido na hora da contratação. Por isso, fique ligado e fale com seu agente de viagem. Além disso, uma coisa não poderá ser ressarcida: o tempo gasto comprando os itens e as memórias de cada item eventualmente perdido.

 

Já passei por situações como essa: depois de uma viagem de 18 dias pelos Estados Unidos, comprando itens em diferentes cidades, com presentes para amigos/familiares, além de itens pessoais, tive o desprazer de não ter minha bagagem recebida no aeroporto em São Paulo. A sensação não é nada boa. Por sorte (se é que posso chamar assim), minha bagagem foi localizada e recebida alguns dias depois, enviada pela cia aérea até o endereço de minha residência. Vale destacar também que, por ser uma bagagem “voando” desacompanhada, afinal, após localizarem minhas malas, ela veio em outro voo, obrigatoriamente foi avaliada pela Receita Federal, algo que nem sempre ocorre em casos normais. Por isso, é sempre importante seguir as regras de limites e restrições de bagagem. Explicamos mais sobre esses limites em outro texto, que você pode conferir aqui.

Espero que nunca precise acionar o seguro viagem, nem mesmo ter bagagem perdida. Mas não custa conhecer do processo, caso seja preciso. Prevenção é sempre o melhor remédio!

Se quiser conferir também o relato de outra viagem com bagagem perdida e como foi o desdobramento, clique aqui.

Comentários

Sobre Pedro

Apaixonado viajar e falar sobre viagem. De tanto que gosta do tema, resolvi fazer esse blog para contar sobre as viagens que fiz e as que estou planejando fazer. Fui a mais lugares do que já pensei que pudesse e a menos do que gostaria. Quando mais diferente a cultura, mais interessante fica a viagem. Além de “Disneymaníaco”, gosto especialmente de conhecer as mais diferentes culturas e pessoas.

Deixe seu comentário

4 pensamentos em “O que fazer se minha bagagem for extraviada