San Pedro do Atacama (Chile): O que fazer e quanto custam os passeios/atrações?


A cidade de San Pedro do Atacama possui muitas atrações a preços atrativos e por esse motivo tem atraído cada vez mais turistas do mundo todo, especialmente o Brasil. No Chile, um país relativamente perto do Brasil, viajar ao deserto do Atacama pode colocá-lo em contato com atrações e paisagens muito diferentes do que estamos acostumado, e com bons preços. Confira as principais atrações de uma viagem a esse local e nossa avaliação, além dos preços consultados na última viagem.

 

Algumas considerações importantes sobre os passeios para o Atacama:

  • Os passeios possuem horários de saída que variam no verão e inverno, devido a mudança da luminosidade;
  • Muitos deles incluem alimentação (seja almoço ou snacks) e os preços são baixos de forma geral;
  • Existem algumas agências na cidade e após pesquisar um pouco, optamos pela agência Tour Conection. Gostamos e recomendamos!
  • A dica é contratar todos os passeios que for realizar no Atacama com a mesma agência, pois você pode pedir um desconto se fizer isso (nós conseguimos).

Geiser del Tatio

Gêiser del Tatio

Carne de llama

Saída: Verão – entre 4h30 e 5h00 até as 12h00. Inverno – saída entre 5h00 e 5h30 até as 12h00.

O que está incluso: transporte com van, guia turístico e café da manhã. Há passagem pelo Rio Putana e o vilarejo de Machuca (nesse vilarejo há um “churrasco” de carne de llama, para quem tiver curiosidade).

Preço (em pesos chilenos): $ 20.000 (tour da agência) + $ 10.000 (entrada no parque).

Vale a pena ir? Quando terei a oportunidade de ver e visitar um gêiser na vida? Eu só o conhecia por matérias em programas estilo “Globo Repórter”, então quis aproveitar e ir conhecer pessoalmente. É realmente um oportunidade que poucas pessoas tem. O passeio é legal para conhecer e entender um pouco sobre o seu “funcionamento”, mas o cheiro é bem desagradável (enxofre e etc.) e devido a altitude elevada, recomendo fazer após um ou dois dias de sua chegada ao Atacama, pois algumas pessoas passaram mal (eu mesmo! Mas nada grave, só uma sensação ruim pela altitude). A melhor parte desse passeio para mim ocorreu na volta onde paramos para ver algumas llamas (outra atividade que provavelmente poucas pessoas tem a oportunidade) e ainda provar (para quem quiser) a carne de llama no povoado de Machuca.

Vale da Lua (Vale de la luna)

Saída: versão – das 16h às 20h30. Inverno – das 15h às 18h30.

O que está incluso: transporte com van, guia turístico e visita a caverna de sal, Anfiteatro, Três Marias e pedra Coyote.

Preço (em pesos chilenos): $ 10.000 (tour da agência) e $ 3.000 (entrada no parque).

Vale a pena ir? É muito lindo. Vale a visita sem dúvida. As fotos nesse local ficaram sensacionais e a sensação é de estar em outro planeta, de tão diferente que são as paisagens. Tudo a perder de vista de tão imenso. É o tipo de atração que tem que estar no roteiro de quem visita o Atacama. Dica: além da câmera fotográfica (ou celular com carga de bateria e espaço para muitas fotos), leve roupa de frio, pois no fim do passeio há a contemplação do pôr do sol (animal!!!), porém no instante seguinte ao pôr do sol, o frio intenso do deserto se instala.

 

Pedras Vermelhas (piedras rojas)

Saída: 7h00 as 18h00 (os horários são iguais para verão e inverno para essa atração).

O que está incluso: transporte com van, guia turístico e almoço + café (snakcs). Passeio a Socaire, Lagoas Miniques e Miscanti, Pedras vermelhas, Lagoa Chaxa  e Toconao.

Preço (em pesos chilenos): 45.000 (tour da agência) + 5.500 (entrada nos parques).

Vale a pena ir? Esse passeio é lindo e foi palco de uma das fotos preferidas de San Pedro do Atacama. As pedras vermelhas são nesse formato e cor pois são magma expelidos pelos vulcões há muitos anos. Quando terá oportunidade de andar sobre esse terreno e visualizar essa paisagem? Em certo ponto você estará sobre pedras vermelhas, que um dia foram magma e cercado por montanhas cobertas de neve. O degelo forma um imenso lago (gelado) e torna o visual sensacional!




 

Lagoa Cejar

Saída: verão – 16 as 20h30. Inverno – 15 as 19h00.

O que está incluso: transporte com van, guia turístico, alimentação (snacks). Passeio inclui Lagoa Cejar, Olhos do Salar e vista do pôr do sol na Lagoa Tebenquiche.

Preço (em pesos chilenos): $ 15.000 (tour da agência) + $ 17.000 (entrada nas lagoas).

Vale a pena ir? Sim. O pôr do sol é incrível, as duas lagoas chamadas de Olhos do Salar são muito legais também. Há ainda a lagoa com uma enorme quantidade de sal onde você pode nadar sem afundar (igual a isso, você só encontrará no mar morto).

Thermas de Puritana

Saída: 9 as 13h00 ou  14 as 18h00 (há horário de manhã ou tarde e são os mesmos no verão ou inverno).

O que está incluso: transporte com van, guia turístico.

Preço (em pesos chilenos): $ 12.000 (tour agência) + entrada no parque que varia de acordo com alguns fatores (manhã, finais de semana e feriados custa $ 15.000. A tarde em qualquer dia da semana $ 9.000).

Vale a pena ir? São sete piscinas naturais com aguas quentes (a temperatura diminuí à medida que você vai “descendo” de uma piscina para outra) que são aquecidas pelas rochas dos vulcões. É um passeio relaxante em meio a tantos outros que você anda muito. É ótimo para incluir no meio ou final de seu roteiro, pois a viagem ao Atacama como um todo é cansativa. Vale a pena pois você poderá relaxar um pouco e curtir uma piscina natural com aguas quentes que parece um oásis no meio do imenso deserto.

 

Vale do Arco-íris

Saída: 8h00 as 13h30.

O que está incluso: transporte com van, guia turístico e snacks. Visita ao Vale do arco-íris e petroglifo em Hierbas Buenas.

Preço (em pesos chilenos): $ 25.000 (tour com agência) + $ 3.000 (entrada no parque).

Vale a pena ir: As montanhas de cores diferentes são muito bonitas e valem a visita se você tiver tempo disponível. Não considero o melhor passeio a fazer quando comparado ao Vale da Lua e as Pedras Vermelhas por exemplo, que dão um show. Mas ver de perto os petroglifos (que são gravações na pedras feitas pelos antepassados) é algo surpreendente.




Tour Astronômico

Saída: 21h as 23h (verão) e 20h as 22h00 (inverno).

O que esta incluso: transporte com van, guia turistico, vista em um telescópio profissional, além de um guia especializado em observação do céu.

Preço (em pesos chilenos): $ $ 20.000 (tour da agência).

Vale a pena ir: Infelizmente não pude fazer esse tour, pois a observação é indicada em luas especificas. Quando eu fui era justamente a lua que não compensava, pois mal daria para ver as estrelas. Vi fotos de outros turistas que foram alguns dias antes de eu chegar ao Atacama e as fotos com as estrelas ficaram sensacionais. Uma pena não ter podido fazer, mas serve como um desculpa para voltar ao Atacama (o que pretendo fazer um dia).

 

Salar de Tara

Saída: 8h00 as 16h30.

O que esta incluso: transporte com van, guia turístico, alimentação (almoço e café). Passeio a Vegas do Queipiaco, Monges Pacana, Vale do Cristal, Monge Branco, Catedral de Tara e Salar de Tara.

Preço (em pesos chilenos): $ 50.000.

Vale a pena ir: Sim. Não fui a esse passeio, pois já tinha programado ir ao Salar do Uyuni. Quem já fez os dois disse que o do Uyuni é maior, mais famoso e com mais beleza. Outras pessoas disseram que são belezas diferentes e não se pode comparar. Minha sugestão é fazer os dois se tiver tempo suficiente em sua viagem. Caso tenha apenas um dia, a visita ao Salar de Tara pode ser um boa opção para você conhecer um salar, gastando menos tempo e dinheiro que a visita ao Uyuni. Se for fazer o Uyuni e não tiver dias suficientes para os outros passeios do Atacama, pode priorizar não fazer esse passeio (como eu fiz). A escolha é sua!

 

Quer comprar os ingressos para os passeios com antecedência? Confira os preços atualizados e chegue ao destino com os ingressos e tickects na mão, para evitar filas e perda de tempo. Confira os preços dos passeios para essas e outras atrações de San Pedro do Atacama no site GetYourGuide.

 

Planejando visitar San Pedro do Atacama? Confira promoções de passagens aéreas no ViajaNet (o aeroporto mais próximo é Calama).

 

Hotéis em San Pedro do Atacama em promoção? Clique aqui.

 

Dica: ao viajar para San Pedro do Atacama, recomendo levar peso chileno ou dólar americano, que é bem valorizado por lá. Há algumas agencias e casas de câmbio na avenida principal e você poderá trocar facilmente. Consulte online os preços de dólar americano ou peso clileno nas casas de câmbio próximas a você, compre online e receba por delivery com a CambioStore.

 

Os valores apresentados foram consultados em 2017 e podem ter sofrido alteração. Consulte antes de viajar diretamente com a agência.

 

SERVIÇO
Agência Tour Connection
Endereço: Rua Toconao, 441D, San Pedro do Atacama, Chile
Site: www.tourconnection.cl
Fone: +56 9 4039-8079 / 9 8737-2409
info@tourconnection.cl

 

PLANEJE E RESOLVA SUA VIAGEM ONLINE COM OS MELHORES DESCONTOS

Comentários

Sobre Pedro

Apaixonado viajar e falar sobre viagem. De tanto que gosta do tema, resolvi fazer esse blog para contar sobre as viagens que fiz e as que estou planejando fazer. Fui a mais lugares do que já pensei que pudesse e a menos do que gostaria. Quando mais diferente a cultura, mais interessante fica a viagem. Além de “Disneymaníaco”, gosto especialmente de conhecer as mais diferentes culturas e pessoas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.