Passaporte: passo a passo para solicitar


2018 começou e a hora de começar a cumprir as metas e resoluções de ano novo é agora. Aquela viagem internacional que você estava planejando há algum tempo vai sair do papel e o primeiro passo (caso não tenha ainda) é tirar o seu passaporte. Esse guia rápido irá explicar passo a passo as etapas e documentos necessários.

Passo a passo para tirar passaporte
1. Reunir a documentação necessária (confira a relação de documentos no final desse texto)
2. Preencha o formulário online com seus dados para a emissão do passaporte. O link para acesso é: emissão do passaporte
3. Ao final do formulário, será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU, que deverá ser paga junto ao banco (observe a data de vencimento);
4. Após a confirmação do pagamento (que pode levar até 3 dias), acesso o site para realizar o agendamento da visita presencial em uma das unidades emissoras do passaporte, pelo link agende seu atendimento . O agendamento é feito com dia e hora, e não costuma ter atrasos. Para conferir os endereços onde poderá ir, acesse o link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte
5. Na data e horário agendado, compareça a unidade selecionada com 15 minutos de antecedência. Leve seus documentos originais, boleto e comprovante de pagamento da GRU e comprovante do agendamento online. Não é preciso levar fotografia (somente para menos de 3 anos), pois ela será feita no dia da visita. Após passar pela verificação dos documentos e foto, será informado a data em que o passaporte estará disponível para retirada. Você poderá consultar também pelo site o andamento do pedido no link Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.
6. No dia, horário e local agendado, compareça pessoalmente ao local da retirada (previamente informado), com documento de identificação original para retirada do passaporte.




Renovação de passaporte:
O passaporte é um documento com validade (7 ou 10 anos, dependendo de quando foi emitido). É importante ficar atento a data de vencimento, pois caso isso ocorra, você poderá ser impedido de viajar em caso de expiração do prazo. Caso esteja vencido ou próximo do vencimento, você terá que fazer a “renovação” do passaporte, que na verdade é a emissão de um novo. Não existe “renovação” ou “prorrogação” de passaporte, caso esteja vencido ou próximo do vencimento, você terá que realizar todas as etapas para geração de um novo.

Relação de documentos necessários para solicitar passaporte

1. Documentos originais e copias:
• Identidade (RG)
• CPF
• Título de eleitor
• Comprovante de residência
• Comprovante de voto das duas últimas eleições
• Se casado certidão de casamento, senão certidão de nascimento
• Caso tenha, passaporte anterior (válido ou vencido)
• Certificado de reservista (apresentação obrigatória para homens com até 46 anos).
• Em caso de menor de idade: Identidade e CPF dos pais

2. Foto: Não é necessário levar foto. Ela será tirada digitalmente no momento da entrevista. A única exceção é caso seja crianças de colo, que deverá ser fornecida foto 5×7 cm, colorida, com fundo branco.




Prazo para obtenção do passaporte
O prazo normal para a obtenção do passaporte é de cinco dias úteis, podendo ser reduzido para três dias ou até mesmo 24 horas mediante pagamento da taxa de urgência equivalente.

Perdeu o Passaporte?
Você está em plena viagem ao exterior e se dá conta de que perdeu o passaporte. O que fazer? Em caso de perda ou roubo de passaporte, procure imediatamente o Consulado Brasileiro no país em que você estiver, eles providenciarão a reemissão do seu documento. Não hesite em ir ao consulado, pois caso você seja abordado sem o passaporte, por qualquer autoridade estrangeira, você poderá ser preso e deportado ao seu país de origem.

PLANEJE E RESOLVA SUA VIAGEM ONLINE COM OS MELHORES DESCONTOS

Comentários

Sobre Pedro

Apaixonado viajar e falar sobre viagem. De tanto que gosta do tema, resolvi fazer esse blog para contar sobre as viagens que fiz e as que estou planejando fazer. Fui a mais lugares do que já pensei que pudesse e a menos do que gostaria. Quando mais diferente a cultura, mais interessante fica a viagem. Além de “Disneymaníaco”, gosto especialmente de conhecer as mais diferentes culturas e pessoas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.